O significado da palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete para uma relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa, sendo esta a mais feita e usada por nós no Brasil, fabricada em metal, o mais nobre que existe na face da terra, o ouro, sendo representada pelo seu grande valor.
Mas o ser humano, faz outras alianças, entre elas nos negócios, por vezes em sociedade de empresa, comércio, e até de serviços. As vezes faço alianças com profissionais na minha área de trabalho. Mas sempre vemos nos notíciários, principalmente na política, sobre as diversas alianças que são feitas, (por vezes criticada por alguns políticos) - alianças esta entre os partidos políticos que estão no poder, onde convidam quem não esta no poder, para ajustes e composições, isto desde o governo federal, passando pelo estadual, e também nas câmaras municipal.
Na política, as alianças funciona assim: Quem esta no poder, para se manter ou chegar nele, precisa fazer acordos, ou melhor, alianças, com quem esta fora do poder, e tem algo a oferecer, sendo políticos e ou partidos.
Tem ainda, as alianças internacionais dos países, onde em seus relacionamentos diplomáticos e também de negócios. Existe as alianças que são feitas, por grupos terroristas, e por vezes entre nações para neutralizar estas ações.
Aliança = Consequência
Pensar bem antes de fazer uma aliança, é de suma importância, pois toda aliança, vem com suas consequências, sejam elas boa ou más.
No #casamento, no momento do namoro, onde tudo é lindo, romântico, com diversas promessas, cortejos, cuidados e carinhos, tem que ser mantidos, juntos com os votos de fidelidade, que tem e precisam ser mantidos, para a saúde do relacionamento.
Na #política, não é diferente, pois na hora de ser feita uma aliança, tudo é lindo, maravilhoso, com todas as promessas, cortejamentos, e as bajulações possíveis, cheias de promessas. Mas ai, no andar da carruagem, as palavras não mantidas, as promessas das alianças, sejam elas quais forem, começam a rugir, e ai não se coloca um lubrificante, não se cuida, não tem a devida manutenção e cuidados, tende a piorar cada vez mais.
Mas uma das piores alianças, são as feitas, com quem não de deve, onde por vezes, quem entra na aliança e ou compromisso, já vem com seus vícios, má intenção, ou seja, na política, as alianças fisiológica, tem graves consequências, sem contar nas terroristas, ou com terroristas.
Mas o pior de tudo, é que na política, as alianças são feitas e pagas, com o dinheiro público, ou seja, a verba do povo. Entre elas, leia-se:
* Petrolão em Brasilia
* Metro em São Paulo
* Saúde em PoáAdilson Santos, fotógrafo e ativista social - http://adilsonsantosfotografo.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário