Direitos do Cidadão em #ServiçosPúblico

Direitos do Cidadão em #ServiçosPúblico

Saiba como cobrar o que lhe é de direito no(s) Serviço(s) Público

Aprenda a reivindicar o que lhe é de direito, faça a coisa certa, e haja dentro da razão, pois todos que pagam impostos, tem direitos. E saiba, políticos e servidores públicos, são todos seu empregado, e você o patrão.

Costumo dizer, que o direito do cidadão, é com o alimento, se você não comer, morre de fome. Se você não provocar seus direitos, eles não estarão na sua vida, e o cidadão não terá acesso.

Lembre-se se, se você é cidadão e paga impostos, impostos de qualidade, sendo assim, tem direito a serviços público de qualidade. E todos órgãos público e servidores públicos, sempre tem ouvidorias e superiores, e quando agem maltratando ou não atendendo o cidadão, geralmente, por não serem cobrados de seus superiores, mas hoje em dia, grande parte dos serviços tem ouvidoria, sendo assim, vamos ver como fazer, para agir certo e sempre a favor do cidadão.

Lembrando, que hoje, a maioria das pessoas tem celular, os quais gravam audío e vídeos, sendo assim, entrou no consultório médico, grave tudo, pois ajudará a lembrar de tudo que o médico lhe disse ou orientou.

Toda vez que for usar um serviço pública, seja para ligar para a Polícia no 190. Na Ambulância 192 ou nos Bombeiros 193, aprenda a anotar. Então vamos ver como fazer.

Anote Sempre
Nome do órgão público que ligou - (Serviço de 0800 e ou #Ouvidoria);
Nome de quem atendeu;
Data e horário que foi atendido;
Um breve resumo, do que solicitou e qual foi a resposta e prazo dado do atendente.

Pronto, se o cidadão não for bem atendido, é tudo o que ele precisa para encaminhar a quem de responsabilidade ou seus superiores para quem não prestou um bom serviço público ser responsabilizado ou punido.

Todos Serviços Público hoje, tem ouvidoria, mas #CUIDADO, nem todos dão a resposta necessária e ou a favor do #cidadão ou #usuário, sendo assim, convém seguir estas dicas.

Se possível, envie um e-mail e guarde a cópia do e-mail que você mandou com os fatos, e escreva que quer a resposta por e-mail também.

Se for reclamar em Órgão Público, escreva uma carta, ou faça um relatório para o Resposável pelo departamento, sempre com uma cópia, onde tem que ser protocolada. Pois é a sua prova.

Se preferir, pode ser enviado via correios, com carta regristrada e aviso de recebimento, inclusive serve como prova judicial caso precise.

Nunca acredite ou faça uma reclamação em conversa, e aprenda, Órgão Público, funciona com papel protocolado. Conversa o vento leva e não volta, e você não tem provas, já uma carta protocolada, é o documento que garante a resposta coerente. Onde futuramente, o cidadão poderá cobrar um bom funcionamento e ou dar andamento em sua reivindicação,caso seja necessário.


Seja frio sempre, procure sempre controlar sua emoção, e haja pela linha da rozoabilidade, sempre, pois tudo que um servidor público incompetente quer e gosta, é quando o cidadão fala palavrão, para ele reverter sua incompetência profissional.

Isto vale para serviços de telefonia, água, luz, TV a cabo, assinaturas de jornais e revistas, pois munido de todas as informações, o cidadão poderá buscar seus direitos garantidos por lei.


Se não funcionar, pegue seus documentos, junto com anotações, e procure seus direitos, no Procom – Justiça no Fórum de Pequenas Causas, ou Denuncie no Ministério Público, que recebe denúncias no facebook - https://www.facebook.com/mpsp.oficial

Nunca reclame sem provas ou verbalmente
#ÓrgãoPúblico só funciona com papel

O serviço público no Brasil, não funciona com pedidos verbais, tem que ser por escrito. Quando o cidadão paga seus impostos, faz de uma forma real, sendo assim, na hora de cobrar demandas e respostas de bons serviços público, o cidadão tem que fazer sua reclamação ou pedido de forma real.

Mas como fazer?

Como funciona?

Como reclamar corretamente?

Em primeiro lugar, siga as dicas como já dito lé em cima, no Anote Sempre - Pois quanto mais informações, melhor.

Escreva tudo o que ocorreu onde foi mal atendido, pegando nome do órgão, nome do funcionário(s), cargo(s), data e horário, relatando com o máxio de detalhes possível. Se possível, faça fotos e grave vídeos, e grave as conversas e seus atendimentos, ou seus, sua conversa, pois hoje qualquer celular grava conversa. Se o cidadão(ã) for agredido, ou molestado de forma moral, estará gravado. As vezes, suas fotos e vídeos, são confrontados com as do local, como neste caso, onde fiz o vídeo, após tenter ser agredido na #CPTM - fiz o vídeo, em menos de dez horas, o segurança foi afastado de suas funções. Click aqui e veja o caso.

Sempre que puder, ou pessoas virem, ouvirem que você não foi bem atendido ou tenha sido atendido de forma precária, pegue o nome e telefones destas pessoas, pois servidores público, são corporativistas, inventam histórias, forjam provas, mudam a cenas do crime, e se unem para poder defender seus colegas de trabalho. Você não imagina do que eles são capazes por trás dos balcões de atendimentos e em suas salas reservadas.

Escreva em uma folha, tudo o que acontece, com detalhes, faça sempre duas cópias iguais, e protocole na #ouvidoria, e ou órgão competente. Para quem não sabe o que é protocolo. O órgão público (a pessoa que receber) tem que carimbar, assinar, colocar data e horário, quando não se tem a máquina ou carimbo de protocolo.

Com a reclamação ou solicitação em mãos, protocolado, é a garantia que o cidadão(ã) terá e poderá cobrar uma resposta, seja qual estância for. Que se não for resolvido, precisará ser via justiça.

Importante seguir todas as etapas das hierarquias dos departamentos, pois se pular alguma etapa, e o caso for para a justiça, isto favorece o servidor e ou órgão público que não atende bem o cidadão(ã).


Vícios no #ServiçoPúblico
As vezes a demanda do serviço público é grande, onde o servidor e ou atendente não dá a atenção necessária ao atendimento, ao cidadão(ã), onde faz do atendimento precário, uma rotina, pois a maioria das pessoas, não cobram qualidade nos serviços público. Principalmente em delegacias, fórum, hospitais, e pronto socorro, pois o cidadão quando esta neste(s) local(is), tem medo de retaliação ou por estar em condição de vulnerabilidade, não cobra qualidade. Ainda mais quando atendido por policiais ( o que é raro ver um atendimento humanizado e respeitoso ao cidadão (ã).

Quando o servidor no começo de carreira vem prestar seus serviços, faz com qualidade, mas com  o passar do tempo, vai ficando com vícios, pensando mais no seu salário (o qual por vezes não é bom, onde desconta no cidadão que é mal atendido - como se ele fosse o culpado). O serviço público geralmente é vicioso.

Adilson Santos - cidadão e ativista social


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