terça-feira, 13 de outubro de 2015

Secretaria da Saúde de Poá faz mini caminhada contra o câncer no Jardim São José, mas falta política púbica na Vila Perracine

Em torno de 50 pessoas percorreram as ruas do bairro do Jardim São José em ato promovido através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem por objetivo a divulgação e conscientização com relação à prevenção do câncer de mama

Dando uma prévia de como será a 7ª Caminhada Contra o Câncer de Mama que será realizada no próximo dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Poá promoveu na manhã desta sexta-feira (09/10), uma mini caminhada contra o câncer, que também faz parte das comemorações do “Outubro Rosa”.

A concentração aconteceu em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim São José. Mais de 50 pessoas entre enfermeiras, agentes de saúde, médicas e a população, sendo a maioria mulheres percorreram as ruas do bairro com palavras de ordem referente ao mês de conscientização e de prevenção a doença.

Segundo o secretário de Saúde Marco Antonio Grandini Izzo, que também participou da caminhada, outros atos iguais a esses serão realizados durante o mês.

 “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Nova Poá, Jardim América, Jardim Emília e Calmon Viana também estão se mobilizando para realizar as suas caminhadas. O objetivo desta ação é divulgar o mês em que é realizada a campanha contra o câncer a nível nacional e conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença”.

Para a 7ª Caminhada contra o Câncer que está sendo organizada pela Secretaria da Mulher mais de duas mil pessoas já se inscreveram para participar do ato que está previsto para acontecer a partir das 9 horas do dia 24.

Segundo a secretária da Mulher Aretha Marques, a previsão é que 4 mil pessoas participem do ato que terá a concentração a partir das 08h30 em frente à Câmara Municipal localizada na rua Vereador José Calil

Para participar os interessados devem se dirigir a sede da Secretaria da Mulher localizada na Rua Fernando Pinheiro Franco, 141, Centro, das 8 às 17 horas.

Mais ações
Várias ações estão sendo desenvolvidas referentes ao “Outubro Rosa”. Uma delas é o mutirão de exames de papanicolau que é feito em todas as UBSs e nas Unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESFs), no período vespertino, sem que seja necessário agendamento prévio, além de palestras e orientações que estão sendo realizadas sobre a saúde da mulher.

Também está na cidade, a “Carreta de Mamografia “Mulheres de Peito”. A unidade móvel está na Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”, na Avenida Antonio Massa, 150, Centro e tem capacidade para realizar 50 atendimentos diários. Até o dia 7 de novembro, data em que a carreta ficará na cidade, as mulheres poaenses poderão procurar o atendimento que será de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Falta política pública de saúde na Vila Perracine segundo o ativista Adilson Santos
Segundo o ativista social e repórter fotográfico Adilson Santos, informou que é louvável esta conscientização nos bairros, mas falta boa vontade e políticas pública na Vila Perracine. Pois segundo Santos, esta ação é de boa valia que aconteça nos bairros que não tem unidades de saúde, como na Vila Perracine, um dos bairros mais esquecidos do poder público, onde falta não só posto de saúde, como creche, e vagas de escolas para todas as crianças do bairro. Quiça aconteça uma caminhada desta no bairro, declarou o ativista do bairro.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Poá - Foto: Julien Pereira




Nenhum comentário:

Postar um comentário