sexta-feira, 30 de março de 2007

Prefeito Roberto Marques entrega o novo Hospital Guido Guida e a Maternidade Maria de Nazaré em Poá

O prefeito Roberto Marques entregou na tarde do dia 26 de março o novo Hospital Guido Guida e a tão sonhada Maternidade Maria de Nazaré. Um marco histórico para a cidade que completava na data o aniversário de 58 anos de emancipação político-administrativa. Cerca de 400 pessoas acompanharam a inauguração do prédio que compreende seis mil metros quadrados de área construída.

O prefeito Roberto Marques enfatizou o momento de suma importância para a cidade e lembrou que, na década de 80, quando era secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, lutou para incorporar o hospital no patrimônio municipal, o que na época muitos consideravam uma luta jurídica perdida. Lembrando a história e tomado de muita emoção, o prefeito disse que a partir daquele momento a saúde da população poaense voltou a ter dignidade.

O secretário de Governo, André Marques, salientou sua satisfação em entregar o hospital e a maternidade para a população. Ele esclareceu sobre os próximos passos da Saúde de Poá, como uma possível parceria com uma universidade, que irá realizar os trabalhos técnicos do hospital. André afirmou também que Poá contará com três novas ambulâncias, sendo uma delas com UTI, reforma do CSII, que terá o mesmo padrão do hospital, e diversas outras melhorias no setor da Saúde.

André aproveitou a festa para registrar as principais conquistas de cada pasta do Governo Roberto Marques. Disse que hoje Poá tem uma educação-modelo e referencia para diversos municípios. Educação que irá contar com duas emeis, duas creches e duas emefs, que irão beneficiar os moradores dos Jardins Pinheiro, São José e do Centro. O secretário falou ainda do aprimoramento do setor de limpeza pública e nas obras da nova Câmara, unificação das Praças Guido Guida e da Bíblia e da revitalização da Avenida Nove de Julho.

O secretário de Saúde de Poá, Walter Guinger, falou que a inauguração emocionou o médico, funcionário público e secretário Walter. Ele lembrou que, no início do ano de 2005, o hospital estava em ruínas, com o teto ruindo, 200 lâmpadas queimadas, 40 mil horas-extras de dívida dos funcionários, goteiras, ou seja, um verdadeiro caos. E disse que é com muita emoção que vê a novo hospital que dará o total respaldo à população poaense.

Após os discursos, todos foram visitar as dependências do hospital onde foi descerrada a placa inaugural. Em seguida, o prefeito Roberto Marques, acompanhado da primeira-dama Graça Chaia Marques, e das demais autoridades, visitou todas as dependências do novo hospital, que vai oferecer inicialmente 45 leitos, distribuídos entre o Pronto-Socorro, Unidade de Tratamento Intensivo adulto e infantil, centro cirúrgico, pediatria, maternidade e clinica médica.

O secretário de Governo disse que a meta é chegar a 90 leitos até o primeiro semestre de 2008, com a inauguração do centro cirúrgico. Ele disse ainda que a maternidade está em fase de esterilização para evitar contaminações e deverá começar a funcionar em 40 dias. A estimativa é que a unidade deva realizar 150 partos ao mês. O Pronto-Socorro já começou a funcionar e deverá atender a 500 pessoas por dia.

Além dos secretários, vereadores municipais da cidade, representantes da área da Saúde e da população poaense, estiveram presentes na inauguração o prefeito de Suzano e presidente da Amat, Marcelo Candido; os deputados estaduais Luis Carlos Gondim Teixeira e Estevam Galvão de Oliveira, o ex-deputado Francisco Bezerra, além dos assessore do deputado Marco Bertaiolli, Cláudio Debussi e Edson Santos. Todos cumprimentaram o prefeito e se disseram maravilhados com a estrutura do hospital.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poá